30.5.12

Projeto Universidade - UNOPAR





CRIATIVIDADE 

Fogo em evidência


Alunos do curso de Tecnologia de Design de Interiores, da Unopar, aceitaram o desafio de criar um objeto de decoração tendo o fogo como fonte de iluminação
Os alunos do 1º semestre do curso de Tecnologia de Design de Interiores, da Universidade Norte do Paraná (Unopar), receberam uma proposta desafiadora: criar um objeto de decoração capaz de iluminar o ambiente por meio do fogo. A ideia motivou a turma, que desenvolveu objetos criativos e dotados de personalidade. O trabalho, de cunho multidisciplinar, rendeu nota para as disciplinas de teoria da cor e composição em ambiente e história da arte.

A professora Eliza Gerais Greca explica que o trabalho foi uma proposta inovadora e os resultados foram muito positivos. ''O projeto envolveu cerca de 130 alunos. Todos se empenharam, buscando inspirações em variados estilos visuais e em artistas de diferentes épocas'', comenta. 

A criação do objeto, segundo a professora, foi toda do aluno. ''Eles contaram com a ajuda de marceneiro e serralheiro para concluir o trabalho, mas acompanharam todas as etapas'', explica. 

Para desenvolver o trabalho, os alunos realizaram um estudo sobre o estilo visual de sua preferência, associando-o a um artista representante do período. O fogo poderia ser representado de diferentes formas com a utilização de velas, tochas e carvão, por exemplo. ''O aluno podia utilizar uma grande variedade de materiais, tais como ferro, madeira, concreto, material recilado, entre outros'', pontua Eliza. 

A ousadia das cores também era obrigatória, de acordo com a professora, por isso peças em branco e preto não foram aceitas. ''A intenção foi de incentivar o aluno a pensar de forma diferenciada a questão da criação pela forma e pela cor, fazendo associação ao elemento fogo'', diz a professora, destacando que o objetivo também foi suscitar novas emoções e sensações pelo uso inovador de materiais, texturas, formas, cores e luz. 




Pop Up - A peça criada por Deborah Regiane Fabio lembra uma Pin-Up do movimento Pop Art. Sua inspiração foi o artista Andy Warhol. A ideia foi fazer menção aos anos de 1950. O fogo é colocado em seis velas pequenas dentro do objeto. O material utilizado foi chapa de calha reciclado


Paula Costa Bonini 
Reportagem Local
Fotos: Cezar Ausgusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário